A
energia emanada da interação constante do Yin e o Yang apresenta cinco maneiras de movimento. O estudo destes movimentos representa a base da "Teoria dos Cinco Elementos", ferramenta fundamental para a prática do Feng Shui.
Os cinco
elementos da natureza são utilizados na aplicação das técnicas de harmonização de ambientes. Eles surgiram através de um raciocínio bem lógico e da observação, pelos sábios chineses, do comportamento da infinidade de matéria existente no mundo.
Representam as formas fundamentais do universo e são os cinco modos da energia Chi se manifestar.
Embora o nome "cinco elementos" não seja a tradução correta do original chinês "WU XING" ou "WU HSING", ela é aceita pela maioria dos autores brasileiros.
Encontramos várias formas traduzidas, como sendo: "Cinco Fileiras", "Cinco Caminhadas", "Cinco Movimentos", "Cinco Fases" e "Cinco Energias".
São eles: MADEIRA, FOGO, TERRA, METAL E ÁGUA.
Esses elementos não são somente os materiais aos quais os nomes se referem. mas uma qualidade de energia que se manifesta de muitas formas.
Conforme a figura acima, a interação dos cinco elementos se dá através dos ciclos de produção (ou geração) e de controle (ou antagônico). Por exemplo, no ciclo de produção, madeira produz fogo; fogo produz terra; terra produz metal; metal produz água; água produz madeira, fechando o ciclo. No ciclo de controle, madeira controla terra; terra controla água, água controla fogo; fogo controla metal; e metal controla madeira.
Desta forma, para fortalecermos uma energia do elemento terra, usaremos o elemento fogo. Para fortalecermos uma energia do elemento fogo, usaremos o elemento madeira e assim por diante.
Da mesma maneira que fortalecemos as energias positivas, temos que enfraquecer as negativa. Então, para enfraquecer, ou mesmo eliminar os aspectos negativos de uma construção, usaremos o Ciclo de Enfraquecimento que é nada mais além do que o inverso do ciclo de controle. Se terra produz metal, então metal enfraquece terra; se madeira produz fogo, então fogo irá enfraquecer madeira e assim por diante, até completar o ciclo.